Vítor, Fecho da Fábrica (2012)

25 min

Documentário   Curta-metragem  

Realização:  ·  Cândida Pinto

Olha para o relógio mais do que uma vez mas parece esquecer-se das horas. O nervosismo fá-lo andar para frente e para trás antes de enfrentar as funcionárias. Vai tomar uma das decisões mais difíceis da vida dele.
Há mais de um ano que a pequena confeção de Vítor Rita vivia no fio da navalha. Mas o tempo da instabilidade começara muito antes. Na altura em que as encomendas começaram a decrescer ao mesmo ritmo em que diminuía a capacidade de competir com os gigantes do têxtil mundial.
A globalização e em particular a entrada da China no mercado europeu quase ‘ridicularizou’ os preços praticados pelos pequenos produtores. Como Vítor.
A crise económica foi a estocada final na microempresa de 10 funcionários. “O que nós facturávamos já não era suficiente para as despesas que íamos tendo no dia-a-dia”, conta Vítor Rita.
Chegou quarta-feira, 7 de Março de 2012. O dia mais difícil.
A decisão está tomada há 15 dias. Vítor vai ser obrigado a fechar a fábrica que o pai ergueu. O encerramento vai deixar no desemprego dez pessoas. Nove funcionárias e ele próprio, o patrão.
“Vítor | Fecho da fábrica” mostra um encerramento por dentro e reflete o cenário económico português. Estendido há mais de 20 anos sobre uma frágil rede de PME’s e esticado até aos limites tem sido o primeiro a ceder ao peso da crise.
“O que é que a minha história diz? É o espelho do país aquilo que está a acontecer”, conclui Vítor.
Sem trabalho e com uma família a cargo “Momentos de Mudança” acompanha o desenrolar da história de Vítor com um final surpreendente.
[Fonte: SIC]

Mais informações: Website externo

Videos [#1]:
  • [Trailer]
Equipa

Imagens [#2]:
  • ...

Dados Técnicos:
Cor |

Outras informações:
Festivais e Prémios:
# 2013 - Panorama, Mostra de Cinema Documental, Lisboa - em competição.

  • 201402261117_mestrado_cinema_ubi_260_260
  • PUB