O Facínora (2012)

The Scoundrel

26 min

Curta-metragem  

Realização:  ·  Paulo Abreu

Argumento:  ·  Eduardo Brito

Duas são as formas de ver O Facínora: uma, como a história de um frade justiceiro, zelador da ordem e paladino do bem, que, por não ser correspondido pelos amores de uma mulher comprometida, se torna num vilão aterrorizador de uma pacata cidade. Outra, como o filme perdido de Conrad Wilhelm Meyersick, um engenheiro e cineasta amador alemão que, em 1920, esteve em Guimarães, uma pequena cidade do norte de Portugal, para instalar três máquinas de tecelagem e que durante a sua estadia, filmou esta história.
O Facínora, filme mudo em Super8 a preto e branco, é um retorno estético aos primórdios do cinema. É uma resposta a um mundo cada vez mais digital , acreditando que ainda é possível emocionar com histórias simples, filmadas de forma clássica e em película, num país que está a matar o seu cinema.

[There are two ways of seing The Scoundrel: one, as the story of a vigilante friar, zealous caretaker of goodness and order who, after suffering unrequited love for an engaged woman, becomes a terrifying villain in a quiet town. Another, as the lost film of Conrad Wilhelm Meyersick, a German engineer and amateur filmmaker who, in 1920, was in Guimarães, a small town in northern Portugal, to install three weaving machines in a factory and, during his stay, filmed this story.]

Videos [#3]:
  • [Trailer]
  • [Teaser]
  • Entrevista ao Realizador [Promo]
Equipa

Dados Técnicos:
P/B | HD |

Outras informações:
Encomenda de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.
Festivais e Prémios:
# - Seleccionado:
2013 Motel X (Panorama)
2013 Curtas Vila do Conde International Film Festival, Portugal (film concert)
2013 IndieLisboa - Festival Internacional de Cinema Independente, Portugal
2013 Short Film Corner - New Portuguese Short Films, France
2012 Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira, Portugal
# - Prémio do Público e Cineclub:
2012 Roma Film Festival, Italy