Licínio de Azevedo, Crónicas de Moçambique (2011)

Licinio de Azevedo - Chronicles of Mozambique

90 min

Documentário  

Realização:  ·  Margarida Cardoso

Argumento:  ·  Margarida Cardoso

Licínio de Azevedo é hoje o mais conceituado cineasta moçambicano.
Jornalista brasileiro, chegou a Moçambique em 1977 num momento de grande agitação revolucionária e onde convergiam para este país recém-independente muitos intelectuais e artistas vindos de todo o mundo que queriam testemunhar o nascimento uma nova sociedade “perfeita”.
Mas o que se passou a seguir não foi o sonho esperado...
A guerra começa, os intelectuais partem...
Licínio fica e, através dos seus filmes, vai conseguir criar o que é hoje o testemunho mais importante da História recente e da identidade de Moçambique.
Dos anos do sonhos da criação do Homem Novo, até aos mais trágicos momentos da guerra, Licínio acompanhou tudo, fazendo um cinema que fugia à propaganda e se aproximava de algo mais real; a luta do homem comum pela sobrevivência, os seus dramas pessoais e familiares. Algo em que as pessoas se reviam e se reconheciam: a imagem de um povo.
Com um dispositivo muito particular, onde a vida do cineasta e a sua relação com o “mundo filmado” se confundem com aquilo que obtém como matéria dramática, os seus filmes são curiosamente impossíveis de definir: nem ficção, nem documentário, nem docudrama.
Ou serão isso tudo...?
Através da vida e obra de Licínio de Azevedo, e do conhecimento da sua forma de trabalhar, este filme é sobretudo uma reflexão sobre uma época de grandes mudanças, onde a História do cinema e a História do mundo caminharam paralelamente nas suas revoluções, reflexões e reinvenções.

[Licínio de Azevedo arrived to Mozambique in 1977 as a young Brazilian journalist. Today he is the filmmaker with the most important testimonial of the History and identity of Mozambique.
From the years of revolutionary utopia to the tragic moments of war, Licínio followed it all, ignoring the canons of cinema and propaganda, creating chronicles of reality; the struggle of men for survival.]

Mais informações: Website externo

Equipa

Imagens [#4]:
  • ...

  • ...

  • ...

Dados Técnicos:
Cor | Stereo |