Curso de Silêncio (2007)

45 min

Experimental  

Realização:  ·  Miguel Gonçalves Mendes  ·  Vera Mantero

CURSO DE SILÊNCIO é o título de um livro de Maria Gabriela Llansol, publicado em 2004. É também o nome (e o apelo?) de um filme-viagem ao imaginário da escritora que tem como veículo o imaginário da coreógrafa (e aqui intérprete e realizadora) Vera Mantero.
Este objecto e os imaginários que lá se cruzam, apresentam-se, eles mesmos, como fruto de uma certa ideia de cinema poético que em Portugal teve como expoente máximo os praticantes-pesquisadores António Reis-Margarida Cordeiro.
[Fonte: Fundação Serralves]

Vera Mantero e Miguel Gonçalves Mendes foram convidados pelo Festival Temps d’Images, em co-produção com o Circular-Festival de Artes Performativas, a apresentar uma criação conjunta na qual se cruzassem as suas áreas de criação artística – a dança e o cinema.
Deste convite surgem 'Curso de Silêncio', dois filmes baseados no universo imagético de Maria Gabriela Llansol.
Para a construção do guião destes filmes partiu-se de diferentes livros e entrevistas da autora que permitiram não só abordar a sua obra de uma forma transversal como também trabalhar uma das ideias centrais da autora, as chamadas “cenas fulgor”, imagens nucleares em que a temporalidade ou a
espacialidade são inexistentes e cujo “encadeamento” segue um desígnio que escapa ao leitor (leia-se espectador), impossibilitando assim a sua classificação.
O texto de Llansol não se guia por desenvolvimentos temáticos nem por enredos mas sim pelo fio que liga as diferentes cenas fulgor que o compõem. É esta forma de escrita que procurámos na construção destes filmes. O núcleo das cenas fulgor pode ser uma imagem, um pensamento ou um sentimento intensamente afectivo. Assim, mais do que procurar-se uma história procuram-se gestos, acções, sensações e afectos que, ao serem explorados, nos poderão pôr em contacto com o possível “espaço edénico” de que fala Llansol. Estes filmes, tal como os seus livros, recusam a metáfora. Tudo são fragmentos apenas compreensíveis na globalidade da leitura.


Após um processo de escrita e rodagem em comum, Miguel Gonçalves Mendes e Vera Mantero materializaram a presente co-criação em duas versões distintas com um mesmo nome: 'Curso de Silêncio'. Assim, apesar do mesmo material fílmico, a montagem de cada um dos filmes corresponde à visão pessoal de cada um destes criadores sobre o trabalho de Maria Gabriela Llansol.
[Fonte: http://www.orumodofumo.com]

Mais informações: Website externo

Videos [#1]:
  • [Trailer]
Equipa

Imagens [#2]:
  • ...

Dados Técnicos:
Cor |