A Minha Aldeia Já Não Mora Aqui (2005)

My Village Doesn't Live Here Anymore

60 min

Documentário  

Realização:  ·  Catarina Mourão

É uma história que eu acho que toda a gente conhece, é a história de uma aldeia que por causa da construção da barragem do Alqueva vai ficar submersa e foi construída uma aldeia "gémea". É um pouco a história de algumas pessoas e, sobretudo, de como é que elas viveram essa passagem, esse processo.
[Catarina Mourão]
"Eu nasci debaixo desta água. Tinha dez anos quando tudo aconteceu. Há muitas coisas que me lembro bem, outras que são mais confusas. As pessoas mudam de morada, constroem-se igrejas novas, padarias novas,casas novas, ruas novas mas aqui mudou tudo ao mesmo tempo para tentar parecer que não mudou nada." Durante seis anos filmámos o quotidiano da velha aldeia da luz, condenada a desaparecer debaixo das águas da barragem do Alqueva. Estas imagens fazem hoje parte do arquivo do museu da Luz. A partir destas imagens e de redacções de crianças da Aldeia da Luz este documentário conta-nos em flash-back a estranha história desta aldeia.

[With the construction of the Alqueva dam, Luz Village was condemned to disappear beneath the rising waters. Over the course of 6 years, filmmakers interviewed those affected and documented the process-which was also a clash between old and new Portugal.]

Mais informações: Website externo

Equipa

Imagens [#2]:
  • ...

Dados Técnicos:
Cor |

  • 201709111039_cinept_licenciatura_em_cinema_260_260
  • PUB