Evocação de Barahona Fernandes (2007)

22 min

Documentário   Curta-metragem  

Realização:  ·  José Barahona

O professor Barahona Fernandes foi um ilustre psiquiatra português. Era também o meu avô Barahona. Este filme é sobre algumas memórias e recordações que guardo dele.
Resultou de uma encomenda da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria para a sessão inaugural do III Congresso Nacional de Psiquiatria, onde se pretendia homenagear Barahona Fernandes na passagem do centenário do seu nascimento.
Propus-me fazer um filme sobre o meu avô baseado nas imagens de arquivo que pudesse encontrar na RTP e nas gavetas da família.
Aos poucos esta evocação foi-se tornando cada vez mais intima, assumindo um tom muito pessoal, e quase se transformou num verdadeiro esboço de uma possível auto-biografia, levada ao extremo por uma verdadeira auto-exposição no real sentido da palavra .
Foi a partir do confronto dos materiais (por vezes pela falta de imagens para sons, outras vezes pela falta de sons para imagens), que me fui conduzindo para este caminho, abrindo por vezes a porta para experiências e algumas soluções formais inesperadas para mim.
[Barahona Fernandes]

Videos [#1]:
  • [Trailer]
Equipa

Dados Técnicos:
Cor e P/B | DV Cam |

Outras informações:
- 10 Congresso Internacional de Psiquiatria ;
- Panorama - Mostra de Documentário Português, Lisboa, 2007 ;
- XV Caminhos do Cinema Português, Coimbra, 2005.