Mulheres Traídas (2007)

Betrayed Women

N/C

55 min

Documentário  

Realização:  ·  Miguel Marques

Maria José Silva é uma figura ímpar da cultura portuguesa: realizadora, escritora, actriz e cantora, vive no Porto e faz cinema amador há mais de 20 anos.
“Mulheres Traídas” é o seu mais recente filme, uma história de infidelidades contada na voz feminina.
Este documentário acompanha de perto a rodagem, reflectindo sobre como a ficção se faz espelho de uma realidade social.

Maria José Silva nasceu há 69 anos em Vila do Conde. Nos anos 60 foi para Lisboa com o marido, guarda republicano, e pôs um anúncio no jornal: “Menina da província oferece-se para trabalhar a dias”. A partir daí o dinheiro que o marido ganhava era todo para juntar e para mais tarde comprarem uma queijaria na Rua de Santo Ildefonso no Porto. Maria José é uma figura popular do norte e conhecida de muitos programas de televisão. Já editava discos seus e livros de poesia, quando se iniciou no cinema. Desde 1983, realizou 10 filmes, com a colaboração dos filhos e dos amigos.

[Maria José Silva is a unique figure of contemporary popular culture: she’s a director who has been making amateur movies for twenty years in Oporto, where she owns a grocer’s shop. We follow the shooting of her latest film, “Betrayed Women”, a film about infidelity seen from a feminine perspective. This documentary is a meditation on the way fiction can mirror a social reality.]

Videos [#1]:
  • [Trailer]
Equipa

Imagens [#2]:
  • ...

Dados Técnicos:
Cor | HDV |

Outras informações:
Festivais e Prémios:
# 2007 - Doclisboa
# 2008 - Canada's Portuguese Film & Video Festival
# 2008 - Caminhos do Cinema Português - Prémio Melhor Documentário
# 2008 - Panorama
# 2008 - Cineclube de Estarreja