Eden (2011)

N/C

64 min

Documentário  

Realização:  ·  Daniel Blaufuks

Argumento:  ·  Fernando Vendrell  ·  Daniel Blaufuks

“O mar e o cinema eram as únicas formas de sair da ilha.” O olhar documentarista de Blaufuks conduz-nos a São Vicente (Cabo Verde), pelas memórias que o cinema deixou nesta ilha. Assente num interessante trabalho de pesquisa, tanto pela riqueza dos depoimentos, como pelas imagens, “Eden” é um filme que mergulha no imaginário contemporâneo de um povo e de um lugar através da relação destes com o cinema.
[Fonte: http://www.danielblaufuks.com]

"Éden é um documentário sobre a presença do cinema na sociedade e no imaginário contemporâneo, analisado a partir de um fenómeno particular: a presença de um filme desaparecido na memória colectiva de um microcosmo social implantado a meio do oceano Atlântico – São Vicente, Cabo Verde.
Entre os anos 40 e 50 foram feitos quatro filmes nesta ilha, realizados e interpretados por jovens amadores cabo-verdianos. “A Força da Cobiça” o primeiro e único que ainda existe, os westerns “O Cavaleiro Mascarado”, “O Guarda Vingador” e já em 54, o drama “O Segredo dum Coração Culpado”, uma história de amor entre dois irmãos.
Este é o pretexto para se levantar questões sobre as funções do cinema na sociedade e as consequências do desaparecimento físico das salas de projecção e do seu visionamento em núcleos pequenos e caseiros. Em São Vicente viu-se cinema, fez-se cinema e viveu-se o cinema. Este documentário pretende contar um pouco dessa história, a história de uma ilha e de um tempo em que as únicas formas de lá sair eram através do mar ou do cinema."
[Fonte: David & Golias]

Mais informações: Website externo

Videos [#1]:
  • [Trailer]
Equipa

Entidades [#1]:
  • David & Golias · Estúdios