Futebol de Causas (2011)

70 min

Documentário  

Realização:  ·  Ricardo Antunes Martins

Durante a «crise de 69», a equipa de futebol da Académica de Coimbra envolveu-se activamente na luta contra o regime ditatorial vigente em Portugal e transformou- se numa bandeira viva da luta estudantil. A sua presença na final da Taça de Portugal, disputada contra o Benfica no Estádio Nacional, foi o maior comício de sempre contra o regime.

O regime ditatorial vigente em Portugal, estendeu-se durante grande parte do século XX.
Coimbra, como grande pólo universitário, viveu momentos de grande tensão e inconformismo, nos quais o seu movimento académico de grande mobilização e agitação, acabaram por desencadear e despoletar socialmente o espírito da necessidade colectiva de fazer cair o regime.
Um dos principais meios de divulgação e propaganda dos estudantes e dos ideais revolucionários e reivindicativos académicos residiu na sua equipa de futebol, a Associação Académica de Coimbra, como forma de fazer chegar a mensagem e consciencializar o maior número de pessoas.
A Académica transformou-se numa bandeira viva da luta estudantil e deu voz ao acordar de um povo, sendo o seu ‘toque a reunir’.
Foi de resto com o luto académico, em plena ‘crise de 69’, que se viveu o ponto mais alto da posição de força estudantil com a presença da Académica na final da Taça de Portugal, na qual os jogadores, também eles estudantes e parte activa na militância da causa estudantil, aderiram ao projecto, tornando aquela final no Estádio Nacional no maior comício de sempre contra o regime.
Este documentário pretende mostrar o movimento estudantil e crises académicas pelo ponto de vista dos jogadores da Académica e a forma como estes contribuíram e se envolveram na luta enquanto estudantes e Homens. As figuras centrais do documentário serão concomitantemente os dirigentes estudantis e os jogadores da década de 60, directamente envolvidos no processo.

[The Portuguese dictatorship regime went through a significant part of the 20th century. As a nationwide university city, Coimbra lived times of great tension and non-conformism that sprung in an academic movement against the established order that hit so high proportions that spread to the people reflecting they're state of mind. This triggered a common social feeling with the purpose to collapse the regime. Since public concentrations, demonstrations and propaganda were forbidden, the main way which the students could spread their message and position was through the Associação Académica de Coimbra football players. The team was the voice of revolution about to explode. Its style and attitude spread the motto throughout the country and enlarge the number of people sympathetic with the cause and to put away the people's fear to act and fight for its beliefs. Academica...
[Fonte: Persona Non Grata Pictures]

Mais informações: Website externo

Videos [#2]:
  • [Trailer]
  • Entrevista [Promo]
Equipa

Imagens [#4]:
  • ...

  • ...

  • ...