Gente da Casa (2009)

N/C

96 min

Documentário  

Realização:  ·  Rui Otero  ·  Carlos Gomes (II)

Uma casa e a sua construção, ao longo de ano e meio. As máquinas, as ferramentas, os materiais, os trabalhadores. Arquitecto, construtores, operários. Os que vão chegando e os que vão partindo, até a obra terminar. O trabalho no dia a dia, e a vida de todas essas pessoas. A gente da casa.

"Culminar de um projecto artístico com o mesmo nome (uma exposição, um livro e um filme), Gente da Casa, o filme, capta a atmosfera específica do trabalho nas obras ao longo de todo um processo de construção, dando visibilidade e voz aos seus intervenientes.
A 30 km de Lisboa, na margem Sul do Tejo, um conjunto de homens constrói uma casa isolada na planície rural. Homens que, normalmente, só por acidente ou por questões laborais e legais, são alvo de notícia; homens com percursos de vida atribulados, que em muitos casos começaram a trabalhar ainda crianças; rostos marcados e envelhecidos pela dureza da vida.
Um filme de homens, conspurcado por tensões e conflitos; Trabalho, dinheiro, ambições; relações Homem-máquina, Homem-Homem, Homem-paisagem, no limiar do equilíbrio. Marcação homem-a-homem em que uns olham outros e ninguém alcança a grande angular. As pessoas nem são boas nem são más. Interagimos permanentemente com o real. Mas qual real?
Estivemos lá e Deus, se existir, também."
[Ruy Otero]

Mais informações: Website externo

Videos [#1]:
  • [Trailer]
Equipa

Imagens [#3]:
  • ...

  • ...