B Fachada Tradição Oral Contemporânea (2010)

Produção 2008

52 min

Documentário  

Realização:  ·  Tiago Pereira

Argumento:  ·  Tiago Pereira

Como é possível que romances comunitários cantados há 500 anos possam tão explicitamente relacionar-se com canções de autor de há cinco semanas nos métodos e nos propósitos? Como pode a autoria artesanal urbana ser tão semelhante à variação rural da tradição oral?
"Este filme é essencialmente sobre a música de Fachada, mas não se fica por Lisboa, aventura-se ao interior do país e, qual Giacometti pós-moderno, arrisca uma viagem às origens daquilo que será a “tradição”. Vemos velhinhas, vemos campo e vemos cidade. Há fragmentos de velhas histórias, há uma tentativa (nem sempre conseguida) de ligação dos velhos temas do campo com as canções originais de Fachada e há uma frágil (e bem-vinda) humanidade que percorre todo o filme."
Mas vemos sobretudo um músico com um repertório cada vez mais consistente. Bernardo Fachada diz que não é herdeiro da tradição portuguesa do folclore, mas descobriu já a sua própria tradição: "perguntei ao sangue a minha tradição / e o sangue respondeu-me esta canção". Poderá não corresponder exactamente aquilo que se esperava de uma coisa chamada "tradição", trata-se simplesmente de uma folk urbana muito bem desenhada. Mas quando se trata de música desta envergadura o nome deixa de ter importância e há que deixar florescer essa tal coisa nova chamada de "tradição oral contemporânea".
[Fonte: MPAGDP]

Videos [#2]:
  • [Trailer]
  • [Filme Completo]
Equipa

Imagens [#4]:
  • ...

  • ...

  • ...