O Voo do Humbi-Humbi (2008)

N/C

60 min

Documentário  

Realização:  ·  Carlos Eduardo Viana

O Voo do Humbi-Humbi foi produzido no âmbito de uma parceria da Ao Norte com a Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, no contexto do projecto Educar sem Fronteiras.
Foi filmado na comuna do Lombe, na província de Malange, onde as comunidades estão envolvidas na reabilitação/reconstrução. A comunidade internacional e os actores locais estão a apoiar iniciativas que tentam garantir um retorno à normalidade, quer em termos sociais, quer em termos educativos. Neste sentido, foi registado o esforço realizado por vários actores estatais e não estatais no processo de desenvolvimento social, cultural e económico, nomeadamente no papel que a Escola poderá ter nestes processos.
As filmagens realizaram-se em parceria com a ADRA e com o Programa de Educação Onjila (termo em Umbundo que significa Caminho). Este programa tem marcado o sistema educativo a nível descentralizado, quer pela sua criatividade no que se refere ao trabalho com a comunidade (na perspectiva de ligar a escola à comunidade), quer na perspectiva de inovação no que respeita aos métodos de ensino-aprendizagem (metodologia CAT - Compreender, Analisar e Transformar), quer ao projecto educativo de escola e à implementação das ZIP’s (Zonas de Influência Pedagógica). Nestes contextos, foi possível ilustrar a resiliência do sistema educativo na situação de pós-conflito, assim como a "esperança" que as populações depositam nas escolas. É também um tributo aos professores e alunos e à sua capacidade e disponibilidade para construir a paz e "aprender a viver juntos".

Mais informações: Website externo

Equipa

Imagens [#3]:
  • ...

  • ...

Dados Técnicos:
DVCAM |

Outras informações:
Pode ver o filme no website externo - Lugar do Real