O Herói (2004)

97 min

Drama  

Realização:  ·  Zezé Gamboa

Argumento:  ·  Fernando Vendrell  ·  Carla Baptista  ·  Pierre-Marie Goulet

Após uma violenta guerra civil de 27 anos, Angola encontra-se numa situação em que tudo está por refazer. A reconstrução Nacional passa necessariamente pelo reencontro de valores morais e pela reintegração de seres por vezes perdidos e mutilados física e espiritualmente, que precisam de poder encontrar o seu lugar como elementos válidos de uma sociedade, ela própria em reanimação, e reencontrar a sua dignidade como humanos. "Um Herói" é a história da inserção social de um mutilado de guerra, na qual a realidade da paz lhe dificulta a possibilidade de ter esperança, criando mesmo situações pessoais de inferno absoluto. Este filme de ficção, contado como uma fábula, apresenta-nos, de uma forma poética, o cicatrizar de uma sociedade ferida pela guerra onde a ingenuidade e os esquemas cruéis de sobrevivência se misturam e às vezes completam. Estabelecida a "Unidade Nacional" os meninos da guerra têm que aprender a viver em paz, a aprender alguma possibilidade de ser feliz e para tal seria fundamental existir uma atenção particular a estes futuros cidadãos activos do país, através da sua educação e formação profissional que, por si mesmas serão um factor fundamental da sua reintegração.
"O Herói" toma uma dimensão universal quando sabemos que na Europa Central, na América Latina, em África, enfim em todos os sítios onde existe ou existiu guerra, centenas de milhares de pessoas de todos os géneros e idades tentam sobreviver e reintegrar-se, trazendo consigo um estigma visível dessa guerra.
O objectivo deste filme é mostrar que é possível ensinar os meninos, que antes eram máquinas de guerra, a coabitar com uma sociedade pacífica, sabendo respeitar os valores humanos e sendo como humanos respeitados.
Que é possível viver em paz.

Mais informações: Website externo

Videos [#1]:
  • [Trailer]
Equipa