Operação Outono (2012)

Produção 2010

Drama   História  

Realização:  ·  Bruno de Almeida

Operação Outono é um thriller político sobre a operação que levou ao assassinato de Humberto Delgado pela PIDE em Fevereiro de 1965, em Villanueva del Fresno.
O filme inspira-se em factos verídicos, alguns dos quais foram recentemente descobertos por Frederico Delgado Rosa, biógrafo e neto do General Humberto Delgado, e no seu livro Humberto Delgado, biografia do general sem Medo.
A acção decorre entre Portugal, Espanha, Argélia, Marrocos, França e Itália, no período entre 1964 e 1981, desde a preparação da operação levada a cabo pela PIDE, e que tinham por nome de código: OPERAÇÃO OUTONO, até ao caso do Tribunal, já depois do 25 de Abril.
A história é contada sob diversos pontos de vista, num puzzle reconstrutivo sobre um dos eventos mais dramáticos da violência politica do antigo regime e demonstra que Humberto Delgado foi espancado até à morte e não morto a tiro como se tem sustentado.
O filme segue vários personagens que para além do General Humberto Delgado, e da sua secretária brasileira Arajaryr Campos, incluem o sinistro Mário de Carvalho, um escroque profissional residente em Roma; os agentes da Pide Rosa Casaco; Casimiro Monteiro; Ernesto Lopes Ramos, Agostinho Tienza, Silva Pais e Barbieri Cardoso; o ditador António de Oliveira Salazar; os oposicionistas Emídio Monteiro e Henrique Cerqueira; os dirigentes da Frente Patriótica em Argel Piteira Santos e Tito de Morais e o Juiz espanhol Crespo Marquez.
Operação Outono é um filme sobre o Poder e sobre as consequências que uma longa ditadura deixa na sociedade, visto através da trágica história do assassinato de uma das maiores figuras da oposição ao Estado Novo.

[A film about General Humberto Delgado's brutal assassination by the Portuguese fascist police in 1965.]

Mais informações: Website externo

Videos [#1]:
  • [Trailer]
Equipa

Imagens [#5]:
  • ...

  • ...

  • ...

  • ...

Dados Técnicos:
Cor | 1.85:1 |

Outras informações:
Editado em DVD pela Leopardo Filmes