Venus Velvet (2002)

M/14

17 min

Curta-metragem  

Realização:  ·  Jorge Cramez

Argumento:  ·  Jorge Cramez

Venus Velvet conta-nos uma história de amor que dura o breve tempo que antecede a queda de um cometa. É portanto, uma história de amor que se desenrola com a ameaça do fim do mundo.
Venus Velvet é um bar, numa cidade qualquer, num tempo indefinido.
Leonel, o seu gerente, organiza uma festa na noite em que os astrónomos prevêem a queda do cometa Toutatis. Na ressaca da festa, são os minutos que antecedem a possível queda do cometa.
No bar ficam quatro jovens amigos.
Leonel fica porque da vida pouco mais quer do que beber cerveja e "snifar" cocaína, estado de espírito que é o resultado de uma aparentemente eterna desilusão amorosa. Sabe que Catarina gosta dele, mas sempre se fez desentendido.
Catarina fica porque da vida só quer a atenção de Leonel, o que consegue nessa noite, ainda que fugazmente. É um sonho que dura o tempo de uma ilusão criada pela proximidade do cometa.
Catarina descobre nessa noite que no amor não existem milagres. Foi uma paixão breve, mas intensa e mortal para as esperanças de Catarina.
Jorge e Marta ficam porque se amam e acham poética a ideia de morrerem juntos e felizes sob uma bola de fogo.
No fim, nada será como dantes.
[Fonte: RTP]

[Venus Velvet is a story of love that lasts no longer than the brief period before the fall of a comet; a love story set against the background of the possibility of the world’s ending.]

Mais informações: Website externo

Equipa

Dados Técnicos:
Cor | 35 mm |

Outras informações:
Festivais e Prémios:
# 2002 - Curtas de Vila do Conde - Melhor Curta-metragem Portuguesa