Preto e Branco (2003)

N/C

110 min

Drama  

Realização:  ·  José Carlos de Oliveira

Um Homem Branco, 46 anos, que nunca conheceu a Metrópole, nascido e criado em Moçambique, sargento na unidade de tropas especiais do exército colonial português.
Um Homem Negro, 27 anos, que não conheceu África, criado em Lisboa, finalista de engenharia no Instituto Superior Técnico, entusiasta dos ideais de esquerda.
Os dois encontram-se em Moçambique, em plena guerra colonial, quando o Homem Branco, na conclusão de uma operação especial no mato captura o Homem Negro, acabado de chegar a África como voluntário para a luta dos movimentos de libertação.
Perdidos em território de guerra, os dois encetam uma caminhada em busca do aquartelamento colonial mais próximo. Durante essa caminhada encontram uma Enfermeira do exército português, alferes, também perdida no mato.
A inversão das características destas personagens dá uma nova perspectiva da guerra colonial portuguesa e leva ao absurdo as razões de todas as guerras, do racismo e da posse da terra.

Mais informações: Website externo

Videos [#1]:
  • [Trailer]
Equipa

Dados Técnicos:
Cor | 1.66:1 |

Outras informações:
Festivais e Prémios:
# 2003 - Festival Internacional de Cinema de Angra do Heroísmo - Prémios para: Melhor Filme; Melhor Realizador; Melhor Intérprete Masculino (Luís Sarmenrto)
# 2004 - Festival Internacional "Law and Society", Moscovo - Prémio Especial do Júri

Editado em DVD e distribuído por Lusomundo Audiovisuais, em 2003