Viagem ao Maravilhoso (1990)

Journey Into The Amazing

450 min

Documentário  

Realização:  ·  Carlos Brandão Lucas

Argumento:  ·  Carlos Brandão Lucas

"Vou falar sobre um reino maravilhoso... Embora muitas pessoas o neguem, sempre houve e haverá reinos maravilhosos no nosso mundo. O que precisa, para os ver, é que os seus olhos nunca percam a sua pureza original face à realidade, e então, que o seu coração não hesite. "
[Miguel Torga]

Esta série documental propõe-nos "visitar" as festas, as superstições, as magias, as religiões primitivas, a medicina popular, os lugares e as tradições.
No entanto, não se trata, evidentemente de captar tão só o imediato de todas estas manifestações mas de procurar descobrir o que constitui a sua rectaguarda, talvez mesmo o seu momento primordial.
Por exemplo, o que sabemos dos Celtas? Javali, animal totémico? Como viviam os Celtas nos castros depois romanizados? A magia popular pode ser uma herança céltica? E a medicina popular?
Porque é que numa aldeia do Concelho de Montalegre o estábulo do "boi do povo" está no interior de um edifício em tudo semelhante a uma capela (com torre e sino)?
E porque é que muitos dos símbolos referenciados em monumentos pré-históricos continuam a ser motivos decorativos dos belíssimos jugos e cangas que ainda se produzem em Aveiro e Santa Maria da Feira? É possível estabelecer relações tão antigas?

["I am going to tell you about a marvelous kingdom... Albeit that many people deny it, there always were and always will be marvelous kingdoms in our world. What you need, in order to see them, is that your eyes never lose their original purity in face of the reality, and then, that your heart not hesitate"
[Miguel Torga in "Portugal"]
(Source: RTC)]

Mais informações: Website externo

Equipa

Outras informações:
Série televisiva de 15 episódios de 30 minutos cada.