Álvaro Cunhal - A Vida de Um Resistente (2013)

N/C

117 min

Realização:  ·  Joaquim Vieira

Álvaro Barreirinhas Cunhal (1913-2005), liderou o Partido Comunista Português ao longo de mais de meio século. Actuando na clandestinidade durante a ditadura do «Estado Novo», e apesar de ter sido preso três vezes (a última das quais durante 11 anos, oito deles em total isolamento) e de se conservar 13 anos no exílio, Cunhal conseguiu manter o seu partido estruturado de modo a resistir a sucessivas investidas policiais e a emergir em 25 de Abril de 1974 como uma força política que projectou enorme peso e influência sobre a sociedade portuguesa até aos dias de hoje.
O secretário-geral do PCP destacou-se além-fronteiras durante o período revolucionário português de 1974/75. Foi considerado um teórico influente do movimento comunista internacional, antes da queda do Muro de Berlim e da desagregação do bloco soviético (1989-91). O seu percurso político atravessa outros importantes acontecimentos mundiais do século XX, como a Guerra Civil de Espanha (1936-39), as purgas estalinistas de Moscovo nos anos 30, a II Guerra Mundial (1939-45), a Guerra Fria, a cisão sino-soviética (1963) ou a invasão da Checoslováquia (1968).
[Sinopse Oficial]
A 1ª parte do documentário – Que Fazer? – retrata a vida de Álvaro Cunhal desde o seu nascimento em 1913 até 1961, ano em que é eleito secretário-geral do PCP e, por razões de segurança, se exila em Moscovo.
A 2ª parte – O Estado e a Revolução – recomeça onde terminou a anterior. A rectificação política do PCP empreendida por Cunhal, a desestalinização em Moscovo, o conflito sino-soviético e a invasão da Checoslováquia (1968) são os temas que marcam a abertura desta parte do documentário.

Mais informações: Website externo

Equipa

Estreias [#1]:
  • 2013-06-08 | Portugal | Estreia

Dados Técnicos:
P/B e Cor |

Outras informações:
O documentário contém depoimentos exclusivos, entre outros, de Santiago Carrillo, António Dias Lourenço, Stella Bicker Piteira Santos, Guilherme Morgado, Ludgero Pinto Basto, Vasco de Carvalho, Alexandre Babo, Edmundo Pedro, Manuel João da Palma Carlos, Sofia Ferreira, Carlos Brito, Francisco Martins Rodrigues, António Borges Coelho, Raimundo Narciso, Carlos Antunes, Vasco Gonçalves, Otelo Saraiva de Carvalho, Carlos Coutinho, Domingos Lopes, António Vilarigues e Pedro Ramos de Almeida.