Em Volta (2001)

Ficção  

Realização:  ·  Ivo M. Ferreira

Vicente e a urgência de partir. Um mal-estar, descontentamento. A pressa de apanhar o avião para o Cairo, uma viagem de trabalho como fotógrafo de uma revista de reportagem. A cabeça às voltas, entretanto já o corpo à volta com tantos cigarros. No avião conhece Maria.
Há algum tempo perseguia-o a ideia de uns retratos: fotografar pessoas completamente diferentes enquanto falam sobre o que pensam do amor. Derretido o gelo, "apanhá-las" em falso, a pensar. Entretanto, registar o que dizem, com um pequeno gravador. Vicente vai aproveitar esta viagem para começar este seu projecto de retratos.
Mas o trabalho aqui é outro: fotografar uma festa duma etnia, para propaganda turística. Vicente está mais nas ruas, entusiasmado com os retratos que continua a fazer. Traça, num mapa mundo, o Trópico-de-Câncer, que parece persegui-lo, guiando-lhe os passos. A ideia de continuar a viagem, em vez de voltar para Lisboa à sua vidinha. Uma vontade cada vez mais forte, ajudada pelos flashs que parecem chamá-lo.
[Fonte: Madragoa Filmes]

Equipa