Noites (2000)

73 min

Drama  

Realização:  ·  Cláudia Tomaz

Argumento:  ·  Cláudia Tomaz  ·  João Pereira

Noites situa-se nos dias de hoje, no ano 2000, na banalidade e na brutalidade do quotidiano. Noites faz de uma história simples, um documentário seco e cru sobre a vida de um casal toxicodependente que vive de pequenos truques e esquemas para ganhar a vida.
O círculo é repetitivo, os personagens nada têm; resta-lhes o corpo, as roupas que trazem, as acções necessárias, a luta pela sobrevivência. É um filme minado pelo desespero de vidas sem saída. Filmam-se rostos e corpos e estes não podem mentir, por isso os papéis principais (e muitos dos secundários) são desempenhados por toxicodependentes, embora estes contracenem com actores de renome do meio artístico português, tais como Isabel Ruth e Ana Bustorff.
O filme passa-se no dia-a-dia, nas ruas, nos autocarros, nos subterrâneos do metro, no Casal Ventoso, nos hospitais, na casa abandonada... único tecto e ponto de referência dos protagonistas; nessa casa subsiste a ternura e a amizade e a vaga esperança de que o dia seguinte possa ser melhor...
João vive da prostituição; é um homem já perto dos 30, com os olhos vazios e o corpo roído pelas drogas e pela vida. O pouco que tinha deixou-o para trás para andar por aí, sem nunca procurar nada de especial. Antes trabalhava nos cafés ou nas obras, mas o vício tornou-o amargo e é preciso ganhar mais dinheiro mais depressa. Teresa já o acompanha há mais de três anos. Sem sonhos nem ambições, cedo deixou a casa dos pais, Teresa tem uma natureza sombria e é levada por um instinto suicida que a faz perder o amor-próprio. Agora está doente e deixa-se andar suja e desprotegida. Devia fazer tratamentos no hospital, mas já tanto lhe faz... Teresa e João acompanham-se neste processo repetitivo e cansado. Em casa ou na rua os objectivos são poucos e muitos claros.
(Fonte: Madragoa Filmes)

Equipa

Estreias [#1]:
  • 2000-09-22 | Portugal | Estreia

Dados Técnicos:
Cor | 1.37:1 |

Outras informações:
Festivais e Prémios:
# 2000 - Gijón International Film Festival, Espanha
# 2000 - Venice Film Festival, Semana da Crítica - Melhor Filme