A Covilhã Industrial, pitoresca e seus arredores (1921)

45m 53s

Documentário  

Realização:  ·  Artur Costa de Macedo

Paisagens e indústria têxtil da Covilhã. Zonas de pastoreio, fábricas de tecelagem e da Roda do Conde da Covilhã. Processo de transformação da lã. Os mercados da batata, fruta, hortaliças e pão. Concurso de tiro aos patos na Quinta da Várzea. Desfile automóvel.

Este filme foi encomendado à Invicta Film, em 1921, por João Alves da Silva, que ocupou vários cargos na vereação da Câmara Municipal da Covilhã entre 1910-1919, foi seu presidente entre 1911-1912 e presidiu à sua Comissão Administrativa entre 1923-1926.
(Podemos vê-lo na sequência do Desfile Automóvel no Jardim da Covilhã e na visita à Quinta das Palmeiras, sua propriedade, acompanhado de seu filho Afonso).

Mais informações: Website externo

Equipa

Imagens [#2]:
  • ...

Dados Técnicos:
P/B | sem som | 35 mm | 1:1,33 |

Outras informações:
No prólogo da versão disponibilizada pela Cinemateca [ver website externo] pode ler-se ainda: A Cinemateca agradece aos descendentes de João Alves da Silva um fragmento da cópia de época e 15 intertítulos originais. Agradece ainda os testemunhos de Afonso da Cruz e Silva, João Boléo de Matos e Silva e a colaboração da Dra. Elisa Calado Pinheiro, Directora do Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior.

Pode ver o vídeo no website externo - Cinemateca Digital
Duração: 00:43:53, a 18 fps