Conferência Mundial Contra o Apartheid, o Racismo e o Colonialismo na África Austral (1977)

25 min

Documentário  

Registo da conferência realizada em Lisboa de 16 a 19 de Junho de 1977.
"A situação na África Austral está em rápida evolução. As vitórias históricas dos povos de Moçambique e Angola abalaram os alicerces da dominação colonial naquela região e desfizeram o mito da supremacia e invencibilidade racistas. Os povos ainda oprimidos têm demonstrado na luta, de Soweto à cidade do Cabo, nas minas e florestas da Namíbia, nas cidades e campos do Zimbabwé, a sua vontade indomável de pôr fim à escravatura.
Contudo, os regimes do Apartheid e colonialistas recusam obstinadamente aprender a lição da história e tentam desesperadamente perpetuar a sua dominação através de manobras, e conspirações e pela força brutal. Todos os dias chegam, da África Austral, notícias alarmantes de repressão policial intensa, atrocidades, terror fascista, massacres até de crianças e mulheres, e decrescente militarização, provocações e preparativos de guerra.
As vitórias dos povos da África do'Sul, Zimbabwé e Namíbia, conduzidas pelos seus movimentos de vanguarda, o Congresso Nacional Africano, o Conselho Nacional Africano e a SWAPO, são certas e não tardarão. Mas os regimes racistas e colonialistas, com o apoio de poderosas forças imperialistas e reaccionárias, estão a preparar a extensão da guerra a toda a África Austral.
Esta situação, em que todos os direitos do Homem e dos Povos são sistemática e diariamente espezinhados, situação de uma permanente e grave ameaça à Paz Mundial, não pode deixar de unir todos os homens e mulheres de boa vontade, todos quantos aspiram a um mundo de Liberdade, Justiça e Paz..."
[Excerto do apelo lançado na Reunião Internacional Preparatória da CONFERÊNCIA MUNDIAL CONTRA O APARTHEID, O RACISMO E O COLONIALISMO NA ÁFRICA AUSTRAL, realizada em Lisboa em 22 e 23 de Janeiro de 1977]

Dados Técnicos:
P/B | 16 mm |