O Eclipse do Sol em Ovar (1912)

N/C

Reportagem   Filme Amador  

Realização:  ·  Nogueira Ferrão

17 de Abril de 1912. O jornal Comércio do Porto noticiava: « (...) o tenente snr. Nogueira Ferrão, habilissimo photographo-amador e que ultimamente se tem dedicado, com muito êxito, à cinematographia, socio da União Cinematográphica Limitada de que faz parte o Jardim Passos Manoel, esteve hontem em Ovar, adaptando o apparelho cinematographico ao telescopio da Universidade [de Coimbra], com a autorização e de combinação com o ilustre dr. Costa Lobo. Assim, cinematographou todas as phases do eclipse.»
A revista "Occidente" noticiava: «O sr. Ferrão, distinto oficial do exercito, devidamente autorisado e de acordo com o sr. Costa Lobo, aplicou o seu excelente aparelho cinematographico com a luneta astronomica da Universidade, a reproduzir todas as fases do eclipse. É esta primeira vez que tal trabalho no genero se faz no país e de alto valôr. Na mesma ocasião o sr. M. Paul, do Jardim Passos Manoel, do Porto, fez uma fita cinematographica dos aspétos dos acampamentos das missões, que deu bom resultado.»
A observação mais original ocorrida em Ovar foi, no entanto, realizada na estação principal portuguesa, localizada na quinta do sr. João Bernardino, em S. Miguel. Nesta estação, ao lado dos principais instrumentos da expedição da Universidade, todos eles de dimensões modestas devido a longos anos de falta de investimento na astronomia nacional, encontrava-se um aparelho não habitual - uma câmara de filmar. Com esta câmara de filmar seria realizado aquele que é considerado o primeiro filme científico português.
[Fonte: restosdecoleccao.blogspot.com]

Mais informações: Website externo

Equipa

Imagens [#4]:
  • ...

  • ...

  • ...

Dados Técnicos:
P/B | sem som | 35 mm |

Outras informações:
Pode ver mais informações no website externo - restosdecoleccao.blogspot.com