Partida de Valença e Chegada a Lisboa de Lindbergh (1933)

N/C

Documentário  

Mais informações: Website externo

Dados Técnicos:
P/B | Esférico | 35 mm | 1.37:1 |

Outras informações:
No website externo da ACER - Associação Cultural e de Estudos Regionais - pode ler um trabalho de investigação centrado neste episódio da vida de Lindbergh.
Um recorte desse trabalho:
"... em 13 de Novembro de 1933 um acontecimento veio quebrar a pacatez e colocar a região da Ribeira Minho no centro das atenções mundiais. O aviador Charles Lindbergh, que seis anos, no Spirit of St. Louis havia feito, sozinho, a travessia aérea sem escala do Atlântico Norte entre Nova Iorque e Paris, desceu com o seu hidroavião no Rio Minho. Acompanhava-o sua mulher Anne Morrow.
O jornal A Plebe, de Valença e o Primeiro de Janeiro do Porto, descreveram o sucedido. A revista americana Time, de 27 de Novembro daquele ano, dedicou algumas páginas à viagem dos Lindbergh. Mais recentemente, em 22.01.2000 o Semanário Expresso, na sua revista, também procurou relembrar o facto (...) O aviador e sua mulher haviam partido de Grenoble com destino a Lisboa. Estavam a trabalhar num projecto de uma carreira comercial da Pan-Am entre os Estados Unidos e a Europa.
(...) Às 10. 50h (do dia 15 de Novembro) decidiu-se pela descolagem observada por milhares de pessoas que se reuniam nas margens e muitos jornalistas, fotógrafos e um operador de cinema (Castello Lopes). Lindbergh faz deslizar o hidroavião até perto do castelo da Lapela e, segundo a descrição do correspondente do Jornal de Notícias volta a frente para a foz do rio Minho. e apressa ainda mais o motor. Favorecida pela corrente e pela propulsão, a avioneta começa a levantar os flutuadores da água e dentro de um minuto ergue-se no espaço' (Jornal de Notícias de 16.11.1933). Tomou a direcção de Valença sobre a qual evolucionou a pequena altura dando uma volta em toda a circunferência. A população acumulada nas ruas, nas janelas, nas varandas, nas muralhas ovacionava freneticamente, agitando lenços brancos. Foi um momento de grande entusiasmo, a que Lindbergh e esposa corresponderam. Depois elevaram-se a grande altura e iniciaram o avanço para Lisboa a grande velocidade (Idem, ibidem)."