Entre Leiras (2020)

The Life We Know

N/C

82 min

Documentário  

Realização:  ·  Cláudia Ribeiro

No lugar de Passinhos de Cima, entre Douro e Tâmega, vivem cerca de trinta pessoas. No topo de uma encosta encontramos as irmãs Ana e Glória. É um lugar isolado, que o padeiro, o peixeiro, o merceeiro e os filhos de ambas visitam uma vez por semana. O resto vem da terra, que as duas irmãs trabalham de sol a sol, entre leiras. Guiados pelo olhar curioso da câmara, seguimos o ciclo agrícola ao longo do ano. À medida que a relação entre realizadora e protagonistas vai amadurecendo, desvenda-se o dia-a-dia e os pensamentos mais profundos destas mulheres sobre a vida no campo, a única que conhecem.

"Cláudia Ribeiro imprime um olhar quotidiano sobre o árduo ofício agrícola de Ana Rocha e Maria Rocha. As duas irmãs vivem numa povoação de 30 habitantes em Passinhos de Cima, entre os rios Tâmega e Douro onde trabalham de alvor a poente, entre chuvas e sol. Entre Leiras contempla a relação destas duas irmãs com o céu e a terra, mas também entre si, no trabalho síncrono dos ancinhos e sacholas e conversas pitorescas sobre a vida no campo. Da secagem do milho à vindima, das visitas de amigos e família aos piqueniques à sombra, acompanhamos o olhar de uma câmara que interage com as duas mulheres e que ama­durece a relação das personagens com a realizadora. Cresce uma sensação circular, de duas vidas simples mas duras, que acompanham as es­tações como substância vital à sua existência. (Inês Lima Torres - IndieLisboa)

[In a hamlet of Portugal’s remote inland, between the rivers Douro and Tâmega, there live about thirty people. At the top of a hill, we find sisters Ana and Glória living in an isolated place which the baker, the fishmonger, the grocer, and their children visit once a week. Everything else comes from the soil, which the two sisters work from sunrise to sunset, amidst the strips of farmed land. We follow the agricultural cycle over the course of a year as the relationship between the director and the protagonists ripens. The veil is lifted on these women’s day-to-day lives and their deepest thoughts about life in the countryside, the only life they know.]

Mais informações: Website externo

Videos [#1]:
  • [Promo]
Equipa

Entidades [#1]:
  • Uma Pedra No Sapato · Distribuição
Imagens [#2]:
  • ...

Dados Técnicos:
Cor | DCP | HD |

Outras informações:
Festivais e Prémios:
# 2020 - IndieLisboa, Competição Nacional (estreia mundial)
# 2021 - Porto Femme, Festival Internacional de Cinema, Panorama Nacional - Melhor Documentário