O Mar Enrola na Areia (2019)

The Hissing of Summer Sands

Produção 2018

N/C

15 min

Curta-metragem  

Realização:  ·  Catarina Mourão

Argumento:  ·  Catarina Mourão

"Catitinha" era um personagem que vagueava as praias portuguesas durante o Estado Novo, vivendo da caridade das pessoas. De barbas brancas e fato preto atraía crianças com o seu assobio ao pescoço e contava-lhes histórias.
A partir de 4 segundos de película do "Catitinha" que encontrei num filme de família quero construir um retrato ficcional deste personagem misterioso e através dele explorar o papel da praia na descoberta do amor, do afecto e da sexualidade no contexto de Portugal dos anos de 1950.
[Catarina Mourão]
"Há várias décadas atrás, durante o verão, um misterioso homem percorria diversas praias portuguesas, sempre acompanhado por um assobio que atraía instantaneamente todas as crianças ao redor. Catarina Mourão não conheceu pessoalmente essa misteriosa figura, o Catitinha, apenas por relatos da memória de familiares e outras pessoas que entretanto entrevistou. Após um longo processo de investigação, a realizadora encontrou apenas 4 segundos de filme com essa misteriosa figura. “O Mar Enrola Na Areia” é, portanto, um trabalho para-ficcional feito a partir de imagens de arquivo (desde imagens profissionais de filmes turísticos e jornais de atualidades, a filmes amadores ou de família) que, através de um dispositivo narrativo meta-cinematográfico e inspirado no cinema mudo (intertítulos, sem diálogos), vai ensaiando possíveis histórias para o Catitinha. Depois de “A Toca do Lobo” (2015), Catarina Mourão volta a explorar o cinema como forma de materialização da memória (não a memória histórica, mas antes a memória afetiva) em toda a sua subjetividade pessoal e sensorial.
[Fonte: PC - www.festival.curtas.pt]

[“The whistle man” was a typical character of the portuguese sea-side during the Fascist Portugal. His story has so many versions that he has become a myth: A poor crazy man who lost his baby girl, a professional homeless who lived from the charity of rich families, a pedofile or a summer father Christmas. His whistle announced his arrival and attracted boys and girls or made them run away. Last year I found 30 seconds of footage of this man which until then was just a memory. Is he more real now?]

Equipa

Entidades [#2]:
  • Laranja Azul · Vendas
  • Portugal Film - Agência Internacional de Cinema Português · Vendas
Imagens [#4]:
  • ...

  • ...

  • ...

Dados Técnicos:
Cor | 5.1 | DCP | 1.33:1 |

Outras informações:
Festivais e Prémios:
# 2019 - Curtas Vila do Conde, Panorama Nacional
# 2019 - IndieLisboa - Menção Especial