História de uma Casa (2016)

N/C

28 min

Curta-metragem  

Realização:  ·  Ângela Vicente

"História de uma Casa" constitui uma curta-metragem cujo género é o drama e a fantasia. A ação decorre desde o início dos anos 40 do século XX até aos nossos dias atuais.
Conta a história de uma mulher, Isabel, que sempre viveu naquela casa. Ela nasceu lá, foi criada lá, teve todos os momentos importantes da sua vida lá. O filme começa com essa mulher em menina, vários acontecimentos são retratados ao longo do filme até ela ser adolescente, mulher e, por fim, idosa. Em poucas palavras, a casa acompanha todo o crescimento e toda uma vida de Isabel.
No entanto, Isabel, que agora já está idosa, adoece e fica de cama. Ela não quer de maneira alguma ir para um lar de idosos, o desejo dela é morrer em paz na casa onde sempre vivera, mas como ela não tem marido nem filhos, ela vai recorrer ao único sobrinho que tem, um rapaz imaturo e um pouco irresponsável. Ele está na "flor da idade", ou seja, nada mais lhe importa a não ser as festas, as bebedeiras e os amigos. Contudo, ele aceita ficar em casa da tia e tomar conta dela e vamos percebendo, ao longo do filme, que, apesar da sua irresponsabilidade, ele irá tratar o melhor possível e o melhor que sabe da sua tia.
Isabel, inevitavelmente e por causa da doença, acaba por falecer, mas não em casa, como ela gostaria, e sim no hospital. Obviamente, Jorge fica triste e desgostoso com a perda, mas a tia mostra-lhe, já depois da morte, que estará sempre por perto, na sua casa e na vida do jovem. Porque a vida é uma breve passagem pelo mundo mas ela continua mais para além.

Mais informações: Website externo

Videos [#1]:
  • [Trailer]
Equipa

Estreias [#1]:
  • 2016-11-23 | Coimbra - Caminhos Film Festival | Estreia

Outras informações:
Festivais e Prémios:
# 2016 - Caminhos do Cinema Português, Selecção Ensaios

  • 201709111039_cinept_licenciatura_em_cinema_260_260
  • PUB