História de uma Casa (2016)
N/C
28 min
Realização: · Ângela Vicente
Mais informações: Website externo
Apoio Financeiro: · ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual
Direcção de Arte: · Maria Inês Santos
Direcção de Fotografia: · Ricardo Lopes
Direcção de Som: · Henrique Mestre
Fotografia de Cena: · Marine Fonseca
Montagem: · António Simão
Operador de Câmara: · João Pais
Produção: · UBI - Universidade da Beira Interior
Produtora: · Catarina Silveira · Inês Costa
Realização: · Ângela Vicente
Conta a história de uma mulher, Isabel, que sempre viveu naquela casa. Ela nasceu lá, foi criada lá, teve todos os momentos importantes da sua vida lá. O filme começa com essa mulher em menina, vários acontecimentos são retratados ao longo do filme até ela ser adolescente, mulher e, por fim, idosa. Em poucas palavras, a casa acompanha todo o crescimento e toda uma vida de Isabel.
No entanto, Isabel, que agora já está idosa, adoece e fica de cama. Ela não quer de maneira alguma ir para um lar de idosos, o desejo dela é morrer em paz na casa onde sempre vivera, mas como ela não tem marido nem filhos, ela vai recorrer ao único sobrinho que tem, um rapaz imaturo e um pouco irresponsável. Ele está na "flor da idade", ou seja, nada mais lhe importa a não ser as festas, as bebedeiras e os amigos. Contudo, ele aceita ficar em casa da tia e tomar conta dela e vamos percebendo, ao longo do filme, que, apesar da sua irresponsabilidade, ele irá tratar o melhor possível e o melhor que sabe da sua tia.
Isabel, inevitavelmente e por causa da doença, acaba por falecer, mas não em casa, como ela gostaria, e sim no hospital. Obviamente, Jorge fica triste e desgostoso com a perda, mas a tia mostra-lhe, já depois da morte, que estará sempre por perto, na sua casa e na vida do jovem. Porque a vida é uma breve passagem pelo mundo mas ela continua mais para além.