História de uma Casa (2016)

History of a House

N/C

28 min

Curta-metragem  

Realização:  ·  Ângela Vicente

Argumento:  ·  Ângela Vicente

"História de uma Casa" constitui uma curta-metragem cujo género é o drama e a fantasia. A ação decorre desde o início dos anos 40 do século XX até aos nossos dias atuais.
Conta a história de uma mulher, Isabel, que sempre viveu naquela casa. Ela nasceu lá, foi criada lá, teve todos os momentos importantes da sua vida lá. O filme começa com essa mulher em menina, vários acontecimentos são retratados ao longo do filme até ela ser adolescente, mulher e, por fim, idosa. Em poucas palavras, a casa acompanha todo o crescimento e toda uma vida de Isabel.
No entanto, Isabel, que agora já está idosa, adoece e fica de cama. Ela não quer de maneira alguma ir para um lar de idosos, o desejo dela é morrer em paz na casa onde sempre vivera, mas como ela não tem marido nem filhos, ela vai recorrer ao único sobrinho que tem, um rapaz imaturo e um pouco irresponsável. Ele está na "flor da idade", ou seja, nada mais lhe importa a não ser as festas, as bebedeiras e os amigos. Contudo, ele aceita ficar em casa da tia e tomar conta dela e vamos percebendo, ao longo do filme, que, apesar da sua irresponsabilidade, ele irá tratar o melhor possível e o melhor que sabe da sua tia.
Isabel, inevitavelmente e por causa da doença, acaba por falecer, mas não em casa, como ela gostaria, e sim no hospital. Obviamente, Jorge fica triste e desgostoso com a perda, mas a tia mostra-lhe, já depois da morte, que estará sempre por perto, na sua casa e na vida do jovem. Porque a vida é uma breve passagem pelo mundo mas ela continua mais para além.

[“History of a House” tells the story of Isabel, a woman who has always lived in that house. The film begins when she was a little girl, where several important moments are portrayed, until she is a teenager, a woman, and finally, a old lady. With just a few words, the house follows the entire growth and the lifetime of Isabel. However, Isabel, who is now elderly, gets really ill. Isabel does not want, in any way, go to a nursing home, and as she has no husband or children to take care of her, she goes to the only nephew, an immature, irresponsible boy, Jorge. He’s a boy in the “flower of his youth”, nothing else matters to him unless the parties, drinking and friends, however, he will take care of his aunt the best he knowes.]

Videos [#1]:
  • [Trailer]
Equipa

Estreias [#1]:
  • 2016-11-23 | Coimbra - Caminhos Film Festival | Estreia

Outras informações:
Festivais e Prémios:
# 2016 - Caminhos do Cinema Português, Selecção Ensaios (Portuguese Students or Film Schools)