Amateur (2016)

Amateur - Um Filme Sobre Carlos Relvas

Produção 2015

N/C

124 min

Documentário  

Realização:  ·  Olga Ramos

AMATEUR é um convite para viajar no tempo e para olhar a fotografia do século XIX à luz da realidade do século XXI, para além das interpretações factuais e científicas óbvias. Através da experiência de um grupo de personalidades, mergulhamos nos primórdios da imagem fotográfica, nesse processo evocativo, reverencial e contemplativo do colódio húmido. Esta é uma oportunidade para descobrir Carlos Relvas, uma personalidade marcante, um espólio imenso com características particulares, e conhecer um estúdio único no mundo que é um Palácio da Fotografia.
[Fonte: ICA]
Este filme tem como objectivo recolocar a fotografia no tempo, integrando-a como objecto de estudo científico e artístico na história da modernização em Portugal.
Pioneiro da fotografia no Séc.XIX, Carlos Relvas foi um homem de cultura e inovação, que deixou um impressionante legado de aproximadamente 12.000 fotografias. A maioria destas foi cuidadosamente restaurada ao longo dos últimos anos e não são ainda do conhecimento público. A sua “casa- estúdio” na Golegã, (também ela magnificamente recuperada) é uma estrutura única e reconhecida como uma peça fundamental na história da fotografia a nível mundial.
E no entanto… Carlos Relvas e as suas fotografias são pouco conhecidas em Portugal e no mundo.
Ilustre Goleganense, fidalgo e cavaleiro tauromáquico, Carlos Relvas autointitulava-se fotógrafo amador porque considerava que assim se devia denominar quem amava a fotografia e a desenvolvia por pura paixão.
O filme dá visibilidade ao trabalho técnico e artístico de Relvas através dos seus retratos realizados no estúdio de luz natural da Golegã e em exteriores no Ribatejo, Lisboa, Porto e no estrangeiro. Imagens que nos trazem com surpreendente vivacidade espaços e vivências com mais de 100 anos.
[Fonte: http://b-lizzard.pt]

Mais informações: Website externo

Videos [#1]:
  • [Trailer]
Equipa

Estreias [#1]:
  • 2016-09-08 | Portugal | Estreia
Imagens [#2]:
  • ...

Outras informações:
Festivais e Prémios:
# 2016 - Filmes do Homem, Melgaço - Seleccionado

www.facebook.com/doc.amateur