Estética Propaganda Utopia no Portugal de António Ferro (2012)

N/C

50 min

Documentário  

Realização:  ·  Paulo Seabra

Um documentário de duas horas, repartido em dois episódios que percorrem a vida, a obra, o pensamento e o legado do escritor, jornalista e político português António Joaquim Tavares Ferro.
Nome maior da primeira fase do Estado Novo, António Ferro fundou o Museu de Arte Popular, as Pousadas de Portugal, a Sociedade Portuguesa de Autores, o Círculo Eça de Queiroz e a Companhia de Bailados Verde Gaio. Para além de editor da revista Orpheu, dirigiu ainda a revista Ilustração Portugueza e fundou a revista Panorama. Publicou diversas obras em nome próprio e foi comissário-geral das exposições internacionais de Paris (1935) e Nova Iorque (1938) e presidente da direção da Emissora Nacional (1941). Casou em 1922 com a poetisa Fernanda de Castro, de quem teve dois filhos: Fernando Ferro e António Quadros. A escritora Rita Ferro é sua neta...
[Fonte: RTP]

Mais informações: Website externo

Equipa

Imagens [#2]:
  • ...

Outras informações:
Entrevistados: Eduardo Lourenço; José Augusto França; Fernando Dacosta; Fernando Guedes; Adriano Moreira; Margarida Acciaiuoli; Vera Marques Alves; Maria Keil; José Barreto; Emília Tavares; João Moreira dos Santos; Lauro António; Irene Pimentel; Fernando Brito; Rui Mário Gonçalves; Nuno Rogeiro; Thomas de Mello (Tom)