O Lugar Que Ocupas (2016)

The Room You Take

N/C

165 min

Documentário  

Realização:  ·  Pedro Filipe Marques

Argumento:  ·  Pedro Filipe Marques  ·  Rita Palma

Olhamo-nos ao espelho como se a imagem fosse uma arma de defesa. De noite, escondo-me em camarins de actores para uma experiência de classe. De dia, enfrento a demolição de um velho teatro que dará lugar a um parque de estacionamento. Um guarda-chuva ergue-se num monte de areia. Ah, os Dias Felizes! O bulldozer é um dinossauro que balança o pescoço diante da bandeira da UE. Nos bastidores, espera-se público. Até quando ninguém vem. Resta-me assistir ao fim do mundo, onde todas as espécies em perigo sobem à cena. Escolhe o lugar certo pois mesmo quando o céu desaba, há-de haver sempre teatro.
[Fonte: ICA]
Pedro Filipe Marques é um dos mais experientes e talentosos montadores do cinema nacional, tendo colaborado com Pedro Costa em Colossal Youth e na recente trilogia As Mil e uma Noites de Miguel Gomes. O Lugar que Ocupas é a sua primeira longa metragem depois do sucesso que obteve com A Nossa Forma de Vida, magnífico retrato screwball da dinâmica relacional dos avós do cineasta que lhe valeu vários prémios. Esta é uma reflexão em registo ensaístico sobre espelhos, representação, teatro e a vida que os infiltra.
[Fonte: IndieLisboa]

[We stare at mirrors as if 'image' was a weapon of self-defence. At night, I hide in actors' dressing rooms for a working class experience. By day, I face an old theatre being razed to the ground, making way for a parking lot. The nose cap of an umbrella arises from a mount of sand. Oh, Happy Days! The bulldozer is a dinosaur whose neck swings by a EU flag. In the boxes, we await the audience. Sometimes, nobody comes. Lost, I can only watch the world’s end, where all the endangered species perform.
[Fonte: ICA]
An essayistic reflexion on mirrors, representation, theatre and the life that flows between them. This is the first feature film by Pedro Filipe Marques after the highly praised A Nossa Forma de Vida.]

Videos [#1]:
  • [Trailer]
Imagens [#2]:
  • ...

Outras informações:
Festivais e Prémios:
# 2016 - IndieLisboa, Competição Nacional