Amadeo de Souza Cardoso - O Último Segredo da Arte Moderna (2016)

Amadeo de Souza Cardoso - The Last Secret Of Modern Art

52 min

Documentário  

Realização:  ·  Christophe Fonseca

o percurso apaixonante de um artista que deixou uma obra de grande fulgor, cúmplice de todas as revoluções estéticas do seu tempo, e, ao mesmo tempo, absolutamente única e original. Íntimo de Modigliani, Brancusi, do casal Sonia e Robert Delaunay, expôs ao lado dos maiores do seu tempo - Braque, Picasso, Duchamp, Matisse, Kandinsky, Léger - mas o sucesso que conhece em vida foi sendo progressivamente esquecido após a sua morte precoce aos 30 anos. Realizada um século depois do desaparecimento de Amadeo, este filme, tendo sempre como pano de fundo a exposição no Grand Palais, vai constituir um inestimável contributo para revelar internacionalmente “um dos segredos mais bem guardados da arte moderna”, citando o historiador de arte norte-americano Robert Loescher.
Com uma realização estética, sóbria e elegante, à imagem da própria personagem, o documentário percorre os vários lugares onde Amadeo viveu, que inspiraram e enquadraram a obra: Amarante, Lisboa, Paris, Nova Iorque e Chicago, evidenciando a cor e o movimento, tão importantes no seu trabalho. As paisagens sumptuosas do Douro, fonte de inspiração fundamental para o artista e sempre presentes ao longo das múltiplas etapas do seu trabalho, assumem, no filme, grande protagonismo.

Duas narrativas sobrepõem-se neste filme: a primeira, cronológica, segue a vida de Amadeo, percorrendo a casa familiar, os locais emblemáticos e os espaços que partilhou com outros artistas. A segunda acompanha a investigação da equipa orientada por Helena de Freitas, comissária da exposição do Grand Palais e consultora científica deste filme, e documenta a pesquisa aos arquivos pessoais do artista, registando, por exemplo, a emoção da descoberta de uma obra inédita, ou as peritagens realizadas na Universidade Nova de Lisboa que trazem uma nova luz sobre a obra de Amadeo.
[Fonte: Fundação Calouste Gulbenkian]

Mais informações: Website externo

Videos [#1]:
  • [Trailer]
Equipa

Imagens [#3]:
  • ...

  • ...

Outras informações:
Antestreia em Amarante a 16 de abril, no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso

Intervenientes: Helena de Freitas, Historiadora de arte e curadora da exposição do Grand Palais; Catarina Alfaro, Curadora e historiadora de Arte; Isabel e José Ernesto de Souza Cardoso, Familia do pintor; Maria João Melo, Investigadora na Faculdade de Ciencias e Tecnologia de Lisboa; Raquel Henriques da Silva, Historiadora de Arte, Ana Vasconcelos, Curadora e responsável pela colecção do centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian; António Cardoso, Director do Museu Amadeo de Souza Cardoso d'Amarante; Laurent Salomé, Director científico do Grand Palais; Catherine Grenier, Conservadora Chefe do Património e historiadora de Arte e Antiga directora do Museu Nacional Francês de Arte Moderna; Laurette McCarthy, Historiadora de Arte; Marilyn Kushner, Conservadora do New York Historical Society e Stephanie D'Alessandro, Conservadora do Art Institute of Chicago.