África Abençoada (2015)

Curta-metragem  

Realização:  ·  Aminata Embaló  ·  Mónica Musoni

Argumento:  ·  Aminata Embaló

Quintino Na Pana representa uma geração de jovens guineenses pós independência sem memórias da presença colonial portuguesa e da guerra colonial. Uma geração que cresceu assistindo à degradação do país, quer ao nível do Estado, quer ao nível do património sócio cultural, e ainda ao nível das infraestruturas. Presenciam aos fluxos migratórios de zonas rurais para a capital, Bissau, que provocou uma exponencial e desordenada construção de bairros de lata, acentuada com a guerra civil de 1998/99.
Como Quintino muitos são os jovens que sofrem hoje de um sistema educativo deficitário, de uma elevada taxa de desemprego. Ainda que o sonho da geração Amílcar Cabral tenha desvanecido, verdade é que hoje muitos destes jovens têm um sonho. O sonho de uma vida melhor, de uma país estável sem conflitos ou instabilidade política.
Neste documentário pretende-se através da figura de Quintino Na Pana dar a conhecer as dificuldades que estes jovens enfrentam no dia a dia, com salários em atraso, sem água, sem luz, sem uma casa condigna para poder educar os filhos, muitas vezes separados do núcleo familiar, devido a incapacidade de fazer face a um nível de vida muito acima das suas possibilidades económicas. Mas que apesar das incertezas de um futuro melhor, não deixam de lutar em nome de um bem comum.
África Abençoada, é mais do que uma viagem por quatro países africanos, é sobretudo uma viagem pelas condições precárias em que vivem os jovens adultos guineenses.

Mais informações: Website externo

Videos [#1]:
  • [Trailer]
Equipa

Imagens [#2]:
  • ...

Dados Técnicos:
Cor |

Outras informações:
Festivais e Prémios:
# 2016 - Prémios Sophia - Nomeado
# 2016 - Festin, Mostra CPLP de Documentários