A Mordida (2019)

The Bite

N/C

26 min

Curta-metragem  

Realização:  ·  Pedro Neves Marques

Argumento:  ·  Pedro Neves Marques

Entre uma casa na mata atlântica e uma fábrica de mosquitos geneticamente modificados em São Paulo, uma relação poliamorosa e não-binária procura sobreviver a uma epidemia que atravessa o Brasil. Enquanto no interior da fábrica milhares de mosquitos nascem diariamente – um exército de insetos prestes a ser distribuído pelo país –, as tensões e relações de poder entre Helmut, Calixto e Tao agravam-se. A Mordida é um filme algures entre o terror, a ficção cientifica e um drama queer.
[Fonte: Portugal Film]
SOBRE O FILME:
A Mordidaparte de uma pesquisa num laboratório de mosquitos geneticamente modificados em São Paulo, Brasil, para criar uma ficção algures entre o momento político atual e um futuro imaginado. A epidemia biológica de um vírus, vagamente baseado no vírus Zika, combatido parcialmente através de mosquitos mutantes, faz de analogia à ascensão do conservadorismo reacionário brasileiro. No laboratório os mosquitos machos são modificados, de modo a transmitir um gene letal às fêmeas e assim esterilizá-las. Entretanto, ofilme segue os protagonistas (um homem, uma mulher, uma mulher transgénero) através destas crises interligadas, tecendo associações entre perigo psicológico e terror físico, perturbações médicas e políticas, a heteronormatividade estéril do laboratório e um ataque à autonomia reprodutiva. Apesar destas tensões se expressarem nas relações pessoais entre os personagens, quer enquanto sublimação quer enquanto refúgio à crise, o filme aponta ainda assim para o espaço da intimidade como um futuro possível para lá dos constrangimentos de uma mentalidade binária, com o papel do homem corrompido pela fluidez, tanto natural quanto artificial, que o cerca.

[Between a house in the Atlantic forest and a genetically-modified mosquito factory near São Paulo, a polyamorous, non-binary relationship struggles to survive an epidemic spreading across Brazil. While in the factory millions of mosquitos are born daily inside test tubes, the power dynamics between Helmut, Calixto, and Tao only intensifies. The Bite is a film found somewhere between horror, science fiction and a queer drama.]

Mais informações: Website externo

Videos [#1]:
  • [Trailer]
Equipa

Países [#2]:
  • Portugal (PT)
  • Brasil (BR)
Imagens [#3]:
  • ...

  • ...

Dados Técnicos:
Cor |

Outras informações:
Co-produção luso-brasileira
Festivais e Prémios:
# 2019 - Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), secção Wavelengths (dedicada a obras audazes, visionárias e independentes)