Juan Soutullo



Nasceu: 1942-06-24

Local de nascimento: Ponteareas, Galiza, Espanha
Nacionalidade: Português
Sítio internet: http://www.sobrearte.pt/autor/i.asp?IMC=1004&O=1159
Dados adicionais:

Ator, Figurinista, Cenógrafo
Radicou-se muito novo em Lisboa, onde fez os seus estudos secundários, tendo-se diplomado pelo Conservatório Nacional de Teatro.
Exerceu, durante alguns anos, a profissão de ator, mas dedicou-se especialmente à cenografia e aos figurinos.
Na década de 1960, foi ator no Teatro do Gerifalto e na Companhia Nacional de Teatro. Também representou na televisão e cinema. Trabalhou durante vários anos como cenógrafo e figurinista em teatro, televisão e cinema. Foi cenógrafo e figurista em espetáculos do Teatro Maria Vitória, Teatro Variedades, Teatro Aberto, Teatro da Malaposta, Teatro da Comuna, Teatro Nacional D. Maria II.
A sua actividade principal tem sido a realização plástica de espectáculos (cerca de duas centenas até hoje), em áreas tão diversas como o teatro, a dança, o musical, a opereta e a ópera.
Ilustrou várias obras literárias, tendo sido agraciado com diversos prémios de artes plásticas e de teatro.
Montou o primeiro museu de cera em Portugal (Fátima).
Criou também, vários decors para cinema e televisão.
Trabalhou com a maioria dos encenadores e na maior parte dos teatros Portugueses, participou em espectáculos, englobando um vasto repertório, desde os grandes clássicos ao teatro de vanguarda.
Participou na Expo 98 com uma Máquina de Peregrinar - "Argoastronave".
Em 1999 fez uma instalação no Museu do Fado.
Como pintor, expôs pela primeira vez em 1965, tendo, a partir desta data, apresentado trabalhos seus em diversas exposições.