Celeste Rodrigues



Nome completo: Maria Celeste Rebordão Rodrigues

Nasceu: 1923-03-14 · Morreu: 2018-08-01

Local de nascimento: Fundão
Local de óbito: Lisboa
Nacionalidade: Portuguesa
Sítio internet: https://pt.wikipedia.org/wiki/Celeste_Rodrigues
Dados adicionais:

Fadista
Irmã de Amália Rodrigues, os seus pais vieram para o lisboeta bairro de Alcântara quando Celeste tinha 5 anos.
Após estar empregada numa fábrica de bolos, trabalha com a sua irmã num ponto de venda de artigos regionais no Cais da Rocha. Teve o seu primeiro amor aos 17 anos, um romance de três anos com o cavaleiro tauromáquico Zé Casimiro.
Numa noite em que canta fado na Adega Mesquita, o empresário musical e proprietário de várias casas de fado José Miguel ouve-a cantar e insiste que se profissionalize como fadista. Com 22 anos Celeste Rodrigues estreia-se em 1945 no Casablanca, (actual Teatro ABC), no Parque Mayer. Foi Amália, a sua irmã três anos mais velha, quem, como tradicional madrinha de fado, lhe colocou o xaile preto nos ombros.
Um par de meses depois da sua estreia, Celeste é seguir é convidada para uma companhia teatral e parte em digressão para o Brasil que vai durar um ano e onde participa, com Amália, no elenco da opereta Rosa Cantadeira e da revista Boa Nova. A partir daqui recusa outros convites para integrar peças de teatro mas ainda subiria aos palcos teatrais para cantar, por exemplo em Cabelo Branco É Saudade (2005) ou em Sombras (2010).
Com 25 anos Celeste conhece Varela Silva, actor português, com quem casaria com 30 anos e com quem teria duas filhas. Ambos abrem uma casa de fados na Rua das Taipas: "A Viela", projecto que abandonariam após quatro anos. Estavam na década de 1950 e Celeste atingia a notoriedade com o tema "Olha a Mala", de Manuel Casimiro.
...
[Fonte: Wikipedia]

Participações [#3]

  • 201709111039_cinept_mestrado_em_cinema_260_260
  • PUB