XIII Congresso da "FIDAC" 1932 - Vários Aspectos duma Reportagem Cinematográfica (1932)

21 min

Reportagem  

Conforme o programa elaborado pela Liga dos Antigos Combatentes Portugueses, a primeira cerimónia do XIII Congresso da «Fidac» realizou-se no Terreiro do Paço com a assistência dos delegados ilustres de todos os exércitos aliados que tomaram parte na Grande Guerra.
Depois da continência às bandeiras das nações aliadas e da imposição da Torre e Espada no estandarte da Liga dos Antigos Combatentes, os contingentes militares desfilam seguidos pelas delegações estrangeiras e ex-combatentes portugueses, a caminho da Avenida da Liberdade onde vão prestar homenagem ao monumento aos Mortos da Grande Guerra.
Finda a sessão inaugural do Congresso, que se realizou na Câmara Municipal de Lisboa os congressistas saem do edifício da referida Câmara a visitar a cidade.
No Museu de Artilharia.
No miradoiro de Santa Luzia.
No dia seguinte, os congressistas dirigem-se a Mafra, onde visitam o convento.
Saindo de Lisboa, os congressistas visitam a Batalha seguindo depois para Leiria, onde são alvo de homenagens entusiásticas e lhes é oferecido um almoço regional.
As várias delegações estrangeiras passeando na encantadora estância da Curía. Os congressistas admiram da Cruz Alta a encantadora paisagem do Buçaco. E, no Grande Hotel do Buçaco, é oferecido, aos congressistas, um magnífico almoço.
No PORTO - Chegados à segunda capital do país, os congressistas teem, tambem, a mais afectuosa recepção realizando-se, em seguida, uma impressionante cerimónia na praça Carlos Alberto, ante o monumento aos Mortos da Grande Guerra.
Depois do encerramento do Congresso, os delegados estrangeiros da «Fidac» visitam a encantadora estância do Bom Jesus onde lhes é oferecido um esplêndido «Pôrto de Honra» pelas senhoras da cidade de Braga, em trajes regionais. «Miss Congresso», uma simpática e insinuante Jugoslava, aprecia um cálice de vinho do Pôrto, envergando gentilmente, um trajo regional que lhe foi oferecido.
[transcrição dos intertítulos do filme]

Mais informações: Website externo

Dados Técnicos:
P/B | sem som | 35mm | 35mm | 1:1,33 |

Outras informações:
Pode ver o vídeo no website externo - Cinemateca Digital
Duração: 00:21:01, a 16 imagens por segundo.