Avenida Almirante Reis em 3 Andamentos (2017)

Almirante Reis Avenue in 3 Movements

N/C

65 min

Documentário  

Realização:  ·  Renata Sancho

Avenida Almirante Reis em 3 Andamentos documenta esta grande artéria da cidade de Lisboa. Elaboramos um mapeamento, ao longo do séc. XX, circunscrito à memória do espaço da avenida e às vivências que ali ocorreram e ocorrem. A Avenida Almirante Reis poderia funcionar como uma máquina do tempo. Subimo-la e descemo-la através de imagens de arquivo, recuando à sua abertura em 1908 e às grandes enchentes dos comícios republicanos. Assistimos ao 1º de Maio de 1974. Entre 2016 e 2018, registamos a actualidade na avenida, acompanhando o quotidiano dos que nela trabalham e habitam.
[Fonte: DocLisboa]
Filme-ensaio documental a partir exclusivamente de material de arquivo fotográfico e de imagens-em-movimento (provenientes das colecções do Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa; da colecção da Fundação Calouste Gulbenkian; da colecção do A.N.I.M./Cinemateca Portuguesa e do Arquivo da Radio Televisão Portuguesa). O guião foi escrito por Aquilino Ribeiro Machado e o projecto tem como colaborador o fotógrafo: Paulo Catrica, que irá retratar a avenida actualmente e suas as transformações recentes.
[Fonte: ICA]

[The documentary test screening derives from exclusive material from photograph archives and moving images (originating from collections of the City Photograph Archive of Lisbon; the Foundation Calouste Gulbenkian collection, the A.N.I.M. / Portuguese Film Library and the Portuguese Radio Television Archives). The script was written by Aquilino Ribeiro Machado and has as collaborator of the project, the photographer: Paulo Catrica, who will portray the current avenue and the recent transformations.]

Videos [#1]:
  • [Trailer]
Equipa

Dados Técnicos:
P/B e Cor | Stereo | DCP | 1.77:1 |

Outras informações:
Festivais e Prémios:
# 2108 - DocLisboa, Competição Portuguesa

  • 201709111039_cinept_mestrado_em_cinema_260_260
  • PUB