Estorvo (2000)

Produção 1998-1999

125 min

Drama  

Realização:  ·  Ruy Guerra

Argumento:  ·  Ruy Guerra

O pesadelo existencialista de um personagem anónimo que vagueia por uma grande cidade de hoje.
Depois de uma noite mal dormida, o protagonista (Eu) acorda com a campainha da porta tocando insistentemente.
Pelo olho mágico, vê um desconhecido de fato e gravata, barba e cabelos longos, que lhe lembra alguém que não consegue identificar. Não sabe porque está ali aquele homem nem o que pode querer, mas tem uma certeza imediata: ele representa uma ameaça para a sua vida.
Veste-se à pressa, aproveita uma distracção do visitante e consegue escapar. Mas não tem a menor dúvida de que o desconhecido se lançou no seu encalço e que o pesadelo apenas começou...
E assim se inicia uma alucinante perseguição através da cidade.
Acossado, desconfiado de tudo e de todos, afrontando a violência quotidiana, o seu próprio passado, os seus fantasmas, revê amigos que há muito não encontrava, tenta o contacto com a mãe muda e ausente, busca protecção da irmã com quem sempre manteve uma relação ambígua, procura apoio da ex-mulher e vai-se envolvendo numa trama de suspense crescente com uma série de personagens extremados: uma ninfomaníaca, motoqueiros, marginais, plantadores de maconha, contrabandistas, policias corruptos, gente à deriva...
É uma fuga sem destino que penetra cada vez mais fundo no seu próprio mundo, traindo, roubando, degradando-se, buscando descobrir o enigma da sua caminhada, compreendendo do que foge, quem o persegue, para onde vai.
A resposta vem no fio de uma faca.

Videos [#1]:
  • [Trailer]
Equipa

Exteriores [#2]:
    Rio de Janeiro | Havana, Cuba |

Dados Técnicos:
Cor | Dolby-SR | 35 mm | 1.85:1 |

Outras informações:
Adaptação da novela homónima de Chico Buarque.
Uma co-produção luso-brasileira (decorrente de convénio firmado durante a visita do Presidente Fernando Henrique Cardoso a Lisboa em 1995) e Cuba, sendo produtoras responsáveis as empresas Sky Light Cinema Foto e Art Ltda., pelo lado brasileiro, D&D Audiovisuais S.A., pelo lado português. Cuba também participa como co-produtora através da Produtora Cinematográfica- ICAIC, de Havana.